Considere um condutor neutro limitado pelas superfícies esféricas de raios R2 e R3. Na cavidade deste condutor encontra-se um diléctrico linear isótropo e homogéneo de constante dieléctrica . O dieléctrico é limitado pelas superfícies esféricas de raios R1 e R2, conforme indicado na Fig. 1. No centro das superfcies esféricas encontra-se uma carga negativa -Q.
a) Determine , e em todo o espaço.
b) Faça um gráfico (esboço) da variação de e em função da distância r ao centro.
c) Determine a distribuição de cargas no condutor. Verifique que a carga total no condutor se mantém nula.
d) Determine as densidades de carga de polarização no dieléctrico, e .
Fig. 1
Seja um circuito OAB com a forma dum sector circular de abertura . Tem-se |OA| = |OB| = r. A resistência eléctrica do circuito é R. O circuito, sempre assente no plano Oxy, roda em torno de O com velocidade angular . Existe um campo uniforme em todo o espaço e paralelo ao eixo dos zz, .
a) Existe ou não corrente induzida? Justifique a resposta com base na lei da indução de Faraday ou com base na lei de Laplace.
b) Suponha agora que tem o valor já indicado para x >0 e é nulo para x<0. Trace o gráfico da função i = i(t) supondo que no instante t=0 a espira se encontra na posição indicada na Fig. 2.
Fig. 2
Uma onda plana electromagnética propaga-se num meio não condutor (, , e ). O campo é dado por:
Sabe-se que a frequência é , o índice de refracção do meio é n=1.5 e .
a) Qual a direcção de propagação da onda?
b) Determine c2 de forma a que as expressões correspondam de facto a uma onda plana electromagnética.
c) Determinar c1 de forma a que a polarização seja circular esquerda.
d) Escreva as componentes do campo magnético .
Seja um electrão no poço de potencial V=0 para 0 <x < a e para x < 0 e x > a. Como sabe, as funções próprias do operador hamiltoneano H ( i.e. da energia) são:
a) Suponha que o electrão no instante t=0 se encontra no estado
onde A e B são constantes reais. Sabe-se que uma medida da energia do sistema dá o valor E2 com probabilidade 1/2. Determine |A| e |B|.
b) Sabendo que a constante A é positiva e que no instante t=0 a probabilidade de encontrar a partícula no intervalo [0,a/2] é menor que a probabilidade de a encontrar no intervalo [a/2,a], determine o sinal da constante B. Nota: Se pensar um pouco não precisa de fazer contas.
c) Determine os valores de x para os quais a densidade de probabilidade se anula. Nota: Se não determinou o sinal de B na alínea anterior use um sinal à sua escolha.
d) Que acontece para t>0 aos pontos onde P(x,t) se anula, mantém-se ou variam? Justifique a resposta.
Formulário e Constantes