Exame de Introdução à Teoria do Campo

Curso de Física Tecnológica - 1997/98

(Entregar até ao dia 2/3/98)

O problema seguinte situa-se dentro do modelo standard das interacções fracas e electromagnéticas. Os acoplamentos e demais informação necessária encontram-se no livro de texto. O bosão de higgs H tem spin 0. Considere que os únicos acoplamentos não desprezáveis do H são com o W e com o Z.

I

Considere o processo $ e^- e^+ \to \nu_e \overline{\nu}_e H $. Mostre que a secção eficaz diferencial para o processo se pode escrever na forma

\begin{displaymath}
\frac{d \sigma}{d E_H\, d \cos \theta}= 
\frac{G_F^3 m_Z^8 p_H}{\sqrt{2} \pi^3 s}\
\left( X_Z + X_W + X_I \right)\end{displaymath}

onde $\sqrt{s}$ é a energia no referencial do centro de massa e EH, $p_H=\sqrt{E_H^2-m_H^2}$ e $\theta$ são, respectivamente, a energia, o momento linear e o ângulo polar do higgs nesse referencial. Na expressão anterior XZ, XW e XI são, respectivamente, as contribuições dos diagramas com o Z, com o W e a sua interferência. Determine XZ, XW e XI.

II

Faça um gráfico da secção eficaz $\sigma (e^- e^+ \to \nu_e \overline{\nu}_e H )$ em função da massa do H, mH, para $\sqrt{s}=192$ GeV, e para mH entre $70\, GeV$ e $120\, GeV$.Compare no mesmo gráfico a contribuição do Z, do W e da sua interferência. Comente os resultados.




Jorge Romao
3/16/1998